Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional

terça-feira, 22 de junho de 2010

Como foi desenvolvida a atividade?

O planejamento utilizando a internet foi muito fácil, pois ele oferece vários recursos que tornam a aprendizagem mais interativa, além da internet utilizamos também câmeras digitais, note book e data show. Quanto ao desenvolvimento pelos alunos foi muito bom, pois ao pesquisarem pelo tema proposto eles descobriram várias outras coisas. A primeira etapa foi apresentar para eles o planejamento com todas as etapas a serem abordados durante a aula. O conteúdo trabalho da disciplina foi: verbo, localização geográfica, pronuncia e tradução. Ao final o mais interessante é que não se concentra apenas no que foi proposto e sim abre se um legue de novidades as quais eles começam a se interessar por novos conhecimentos. Abaixo está disponível o planejamento e as evidências das atividades.

Plano de Aula

Pesquisa e apresentação

terça-feira, 25 de maio de 2010

O que é um hipertexto?

É interessante começarmos por definir a palavra, pois a qualquer pessoa que não conheça o seu verdadeiro sentido imagina que é um texto muito grande. Mas na verdade o prefixo hiper é originado do grego - ("υπερ-", sobre, além), que pode ou não ser grande, mais seu verdadeiro sentido é por ele ser muito rico, ou seja, não ter um pensamento linear definido e sim através de associações que torna o texto diversificado. Posso falar que para quem é “imigrante tecnologico” não é fácil acompnhar o seu avanço, pois é um mundo diferente(estranho), novo e o novo sempre assusta. Agora para a geração “nativa da tecnologia”, o raciocínio, a compreenção e a rapidez se dar de forma tão simples e fácil numa velocidade estonteante. É como estudar uma lingua diferente onde os nativos sempre estarão a nossa frente.

Hipertexto também não significa apenas texto produzidos e disponíveis na internet, o primeiro hipertexto foi criado em papel bem antes do que se imagina e a sua primeira definição foi por volta de 1945. O hipertexto em papel não segue a regra geral de um texto comum(com inicio, meio e fim) e sim com posibilidades de ampliação e de novas descobertas. Agora na época em que vivermos a grande quantidade de hipertextos existentes estão disponíveis na internet por inumeros fatores, tais como: velocidade de acesso; dinamismo; interatividade; intertextalidade, entre outros.

Resumindo um hipertexto é a forma que temos de usar a rede e apartir de um texto estarmos interligados a vários outros elemnetos que o complementa e o define através de várias ferramentas.

Para mim, navegar em um hipertexto é como entrar num rio cheio de “braços”, pois cada um desses “braços” te proporciona novas descobertas. A sensação é única pois tudo que está associado ao texto está lá, vídeos, links, definições, e imagens.

José Joaldo P. Silva

Educação e Tecnologia (Professor Ladislau)

Levantamento das Tecnologias na Escola

Relação de sites Educacionais

http://www.mundosites.net/biologia
http://www.sobiologia.com.br/
http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/index.htm
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/recursos.php?tipo=atividades
http://www.universitario.com.br/celo/index2.html
http://www.biologo.com.br/meioambiente/sites.html

Quem sou eu como professor aprendiz?

Ao imaginarmos o papel do aprendiz no cenário atual, pensamos logo que é muito fácil, ou seja, devido a grande quantidade de recursos tecnológicos existentes esperamos que o aproveitamento seja garantido de cem por cento (100%). Sim pode ser ou não. Tudo depende do objetivo a ser traçado e principalmente das metodologias utilizadas, pois a presença da tecnologia por si só não garante o sucesso.

Agora nos coloquemos no papel do aluno, será fácil? Não.Para mim também não é fácil. Devido o avanço da tecnologia que nos cobra atualização a cada dia, o aluno dos dias atuais tem que ser muito dinâmico. Há alguns anos atrás onde os recursos tecnológicos não eram tantos e não nos era cobrado tanto, não tínhamos muito medo. Com a modernidade na informática na maioria das vezes ficamos limitados (em muitos casos por medo) a realizar certas tarefas.

Portanto para ser um verdadeiro aprendiz, preciso está aberto as inovações e buscar sempre está atualizado com as novidades tecnológicas e educacionais, pois a globalização nos colocar diretamente ligado ao mundo e assim não podemos fugir da realidade que nos cerca.

José Joaldo P. Silva

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÂO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Esse blog tem a finalidade de acompanhar e divulgar os trabalhos desenvolvidos durante a realizaçâo curso oferecido pelo MEC/SEED (PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO), nele teremos produção de textos, divulgação de sites e trabalhos direcionados a educação. Espero que todos possam dar sugestõs e que seja útil para quem o acessar.